quinta-feira, 29 de março de 2012

Exercícios sobre textos argumentativos

Texto 1

(FUVEST-SP) Leia o texto a seguir e responda às questões 1, 2 e 3:


GOLS DE COCURUTO

         O melhor momento do futebol para um tático é o minuto de silêncio. É quando os times ficam perfilados, cada jogador com as mãos nas costas e mais ou menos no lugar que lhes foi designado no esquema - e parados. Então o tático pode olhar o campo como se fosse um quadro negro e pensar no futebol como alguma coisa lógica e diagramável. Mas aí começa o jogo e tudo desanda. Os jogadores se movimentam e o futebol passa a ser regido pelo imponderável, esse inimigo mortal de qualquer estrategista. O futebol brasileiro já teve grandes estrategistas cruelmente traídos pela dinâmica do jogo. O Tim, por exemplo. Tático exemplar, planejava todo o jogo numa mesa de botão. Da entrada em campo até a troca de camisetas, incluindo o minuto de silêncio. Foi um técnico de sucesso mas nunca conseguiu uma reputação no campo à altura de sua reputação no vestiário. Falava um jogo e o time jogava outro. O problema do Tim, diziam todos, era que seus botões eram mais inteligentes do que seus jogadores.

(L. F. Veríssimo, O Estado de São Paulo, 23/08/93).

1. A tese que o autor defende é a de que, em futebol:

a) o planejamento tático está sujeito à interferência do acaso.
b) a lógica rege as jogadas.
c) a inteligência dos jogadores é que decide o jogo.
d) os momentos iniciais decidem como será o jogo.
e) a dinâmica do jogo depende do planejamento que o técnico faz.

2. No texto, a comparação do campo com um quadro negro representa:

a) o pessimismo do tático em relação ao futuro do jogo.
b) um recurso utilizado no vestiário.
c) a visão de jogo como movimento contínuo.
d) o recurso didático preferido pelo técnico Tim.
e) um meio de pensar o jogo como algo previsível.

3. As expressões que retomam, no texto, o segmento "o melhor momento do futebol" são

a) os times ficam perfilados - aí.
b) é quando - então.
c) aí - os jogadores se movimentam.
d) o tático pode olhar o campo - aí.
e) é quando - começa o jogo.

Texto 2


 1) A partir da leitura dos textos verbal e não-verbal, responda: que tese está sendo defendida pelo anúncio publicitário? Explique.

2) Que elementos – verbais e não-verbais – estão sendo utilizados para convencer os leitores daquela tese?

3) Que recurso linguístico é utilizado para provocar uma reflexão sobre os moradores de rua?

4) Por trás de todo texto argumentativo, existe uma polêmica, uma controvérsia. Ao se inserir nessa polêmica, o texto adota um ponto de vista (que será sua tese) e rejeita outro (que será a contratese).
Pensando nisso, responda: qual é o ponto de vista que o enunciador desse texto rejeita? Em outras palavras, qual é a contratese do texto?




6 comentários:

  1. Gostei muito da proposta 2. Vou trabalhá-la com meus alunos.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostei muito das atividades. Elas possuem gabarito?

    ResponderExcluir