Texto 1
(FUVEST-SP) Leia o texto a seguir e responda às questões 1, 2 e 3:
GOLS DE COCURUTO
O melhor momento do futebol para um tático é o minuto de silêncio. É quando os times ficam perfilados, cada jogador com as mãos nas costas e mais ou menos no lugar que lhes foi designado no esquema - e parados. Então o tático pode olhar o campo como se fosse um quadro negro e pensar no futebol como alguma coisa lógica e diagramável. Mas aí começa o jogo e tudo desanda. Os jogadores se movimentam e o futebol passa a ser regido pelo imponderável, esse inimigo mortal de qualquer estrategista. O futebol brasileiro já teve grandes estrategistas cruelmente traídos pela dinâmica do jogo. O Tim, por exemplo. Tático exemplar, planejava todo o jogo numa mesa de botão. Da entrada em campo até a troca de camisetas, incluindo o minuto de silêncio. Foi um técnico de sucesso mas nunca conseguiu uma reputação no campo à altura de sua reputação no vestiário. Falava um jogo e o time jogava outro. O problema do Tim, diziam todos, era que seus botões eram mais inteligentes do que seus jogadores.
(L. F. Veríssimo, O Estado de São Paulo, 23/08/93).
1. A tese que o autor defende é a de que, em futebol:
a) o planejamento tático está sujeito à interferência do acaso.
b) a lógica rege as jogadas.
c) a inteligência dos jogadores é que decide o jogo.
d) os momentos iniciais decidem como será o jogo.
e) a dinâmica do jogo depende do planejamento que o técnico faz.
2. No texto, a comparação do campo com um quadro negro representa:
a) o pessimismo do tático em relação ao futuro do jogo.
b) um recurso utilizado no vestiário.
c) a visão de jogo como movimento contínuo.
d) o recurso didático preferido pelo técnico Tim.
e) um meio de pensar o jogo como algo previsível.
3. As expressões que retomam, no texto, o segmento "o melhor momento do futebol" são
a) os times ficam perfilados - aí.
b) é quando - então.
c) aí - os jogadores se movimentam.
d) o tático pode olhar o campo - aí.
e) é quando - começa o jogo.
Texto 2
1) A partir da leitura dos textos verbal e não-verbal, responda: que tese está sendo defendida pelo anúncio publicitário? Explique.
2) Que elementos – verbais e não-verbais – estão sendo utilizados para convencer os leitores daquela tese?
3) Que recurso linguístico é utilizado para provocar uma reflexão sobre os moradores de rua?
4) Por trás de todo texto argumentativo, existe uma polêmica, uma controvérsia. Ao se inserir nessa polêmica, o texto adota um ponto de vista (que será sua tese) e rejeita outro (que será a contratese).
Pensando nisso, responda: qual é o ponto de vista que o enunciador desse texto rejeita? Em outras palavras, qual é a contratese do texto?
Gostei muito da proposta 2. Vou trabalhá-la com meus alunos.
ResponderExcluirMuito bom! Apesar de não ter as respostas.
ResponderExcluirverdade
ExcluirMuito boa prova, professor! Parabéns!
ResponderExcluirParabéns! Vou usar na minha prova.
ResponderExcluirParabéns! Vou usar na minha prova.
ResponderExcluirOlá! Gostei muito das atividades. Elas possuem gabarito?
ResponderExcluirGostei muito da aula
ResponderExcluirGostei muito.
ResponderExcluir