quarta-feira, 14 de março de 2012

OS MODIFICADORES: ADJETIVOS E ADVÉRBIOS
1. Adjetivos
    O adjetivo é a classe gramatical responsável por conferir uma característica, modificação ou restrição a um substantivo; observe:
Eu tenho uma bolsa.
Eu tenho uma bolsa bonita.
Eu tenho uma bolsa de cor amarela.
    Note que, na primeira sentença, não há nada dito sobre como a bolsa é, o ouvinte (leitor) entende que o falante tem uma bolsa, mas não tem nenhuma informação que permita visualizá-la, ou seja, caracterizá-la. Na segunda sentença, o adjetivo bonita confere um dado sobre o substantivo bolsa. Já na terceira sentença, também aparece um elemento de caracterização, que diz como a bolsa é, porém não é um adjetivo, mas uma locução adjetiva.
--> A função de caracterizar é a mesma, o que muda é a forma: bonita é um adjetivo, de cor amarela é uma locução adjetiva.
    Há uma equivalência entre os adjetivos e as locuções adjetivas. Veja:
Dor de estômago = Dor gástrica
Período da tarde = Período vespertino
Conselho de pai = Conselho paterno

    Note ainda que, se é dito “bolsa amarela”, o ouvinte tem em mente um modelo específico de bolsa, porém, se é dito “bolsa bonita”, este julgamento subjetivo impede que o ouvinte imagine a bolsa, ou pelo menos faz com que ele imagine sem fidelidade à bolsa real.
    Assim, entendemos a diferença entre adjetivo objetivo e adjetivo subjetivo. No caso do adjetivo objetivo, não há juízo de valor: ele expressa uma característica objetiva, claramente expressa e que será dita por qualquer pessoa que veja a bolsa. Por outro lado, o adjetivo subjetivo é uma opinião do falante a respeito da bolsa - o que é bonito para um, pode ser feio para outro.
Exemplos de adjetivos objetivos:
Borboleta amarela, mulher burguesa,
Exemplos de adjetivos subjetivos:
Menina feia, sabor agradável, matéria confusa.

2. Advérbios
O advérbio é a classe gramatical responsável por conferir uma CIRCUNSTÂNCIA. Principalmente a um verbo, podendo se referir também a um adjetivo, um outro advérbio ou a toda a sentença. Está na sentença para conferir uma circunstância; observe:
Ana trabalha demais. (advérbio demais conferindo circunstância ao verbo trabalha)
O trabalho da Ana é chato demais. (advérbio demais conferindo circunstância ao adjetivo chato)
Ana trabalha absolutamente demais. (advérbio demais conferindo circunstância ao advérbio absolutamente)
Além de os advérbios se referirem a um termo específico na frase (verbo, adjetivo ou advérbio), ele pode também se referir a toda a frase. Neste caso, ele é usado para expressar uma opinião de quem fala a respeito do que é dito. Veja
Vencemos o jogo, obviamente.
Inesperadamente, perdemos a partida ontem.
Note que no segundo exemplo, o advérbio inesperadamente modifica toda a sentença, inclusive o advérbio ontem, presente na frase.

3. A categoria dos modificadores
Adjetivos e advérbios também são chamados de MODIFICADORES, pois os adjetivos qualificando e os advérbios conferindo uma circunstância modificam o sentido original das palavras a que se referem.
A diferença entre estas duas classes se dará, portanto, em relação ao termo modificado. O adjetivo SEMPRE se refere a um substantivo, enquanto o advérbio, pode se referir a um verbo, a um adjetivo, a um outro advérbio ou até mesmo à sentença inteira, como visto anteriormente.

EXERCÍCIOS
1. Em que casos a palavra destacada não tem valor de adjetivo? Explique
a) Um branco, velho, pedia esmolas.
b) Um velho, branco, pedia esmolas.
c) Era um dia cinzento.
d) O sabão usado desbotou o verde da camisa.
e) Os viajantes dormiam tranquilos.
2. Quais as opções contêm locução adjetiva? Explique
a) Esta é a torneira de água fria.
c) Este quadro é muito feio.
d) A bicicleta dela é anglo-saxônica.
3. Explique a diferença entre os termos destacados:a) Ela anda cansado.
b) Ela anda cansada.
4. Só não há advérbio em:a) Não o quero. 
b) Ali está o material. 
c) Tudo está correto. 
d) Talvez ele fale. 
e) Já cheguei.
5. Identifique a que termos os advérbios abaixo se referem e qual a circunstância que conferem:a) Mal cheguei estou saindo. 
b) Ela era bem bonita. 
c) Ela anda muito naturalmente. 
d) Ela anda muito, naturalmente. 
e)Ela não viria, óbvio, eu disse.

Texto I 
Era Uma Brincadeira

Tudo era apenas uma brincadeira
e foi crescendo, crescendo me absorvendo
e de repente eu me vi assim completamente seu
vi a minha força amarrada no teu passo
vi que sem você não tem caminho eu não me acho
Vi um grande amor gritar dentro de mim como eu sonhei um dia

Quando o meu mundo era mais mundo e todo mundo admitia
Uma mudança muito estranha, mais pureza, mais carinho, mais calma, mais alegria
No meu jeito de me dar

Quando a canção se fez mais forte, mais sentida
Quando a poesia realmente fez folia em minha vida
Você veio me contar dessa paixão inesperada por outra pessoa

Mas não tem revolta não
Eu só quero que você se encontre
Ter saudade até que é bom
é melhor que caminhar vazio
A esperança é um dom que eu tenho em mim (eu tenho sim)

Não tem desespero, não
Você me ensinou milhões de coisas
Tem um sonho em minhas mãos
Amanhã será um novo dia
Certamente eu vou ser mais feliz

1. A canção acima é organizada em dois momentos: antes e depois de a amante falar da paixão inesperada por outra pessoa. Analise os dois momentos e discuta como o eu-lírico encara a desilusão amorosa.

2. Indique qual o sentido da repetição da palavra “crescendo” no segundo verso.

3. Em “Você veio me contar dessa paixão inesperada por outra pessoa”, o termo em destaque cumpre função de adjetivo. Indique qual o substantivo que ele modifica.

4. No verso, “Uma mudança muito estranha”, há dois modificadores, identifique suas classes e que palavras eles modificam.

5. “Certamente eu vou ser mais feliz”.
No verso acima, substitua o termo em destaque por outro equivalente, em seguida indique qual o termo que ele modifica.

6. Na canção Fugidinha de Michel Teló, há o seguinte verso “Logo agora que eu fiquei legal”. Observe que “legal” na oração modifica um verbo. Substitua o termo “legal” por outro equivalente e em seguida construa uma frase em que “legal” funcione como adjetivo.

7. Na canção Ai se eu te pego de Michel Teló, há no verso “E passou a menina mais linda” dois modificadores. Identifique-os, diga a qual classe de palavras pertencem e indique quais termos modificam.

Um comentário:

  1. Que linda, Carol! Fico honrada de ver que gostou do meu resumão e exercícios, obrigada por usá-los, viu? Qualquer coisa manda um e-mail carolinagaio@yahoo.com.br vamos trocar materiais, lindona!!! Um beijo enorme! Carol Gaio (ARE)

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