quinta-feira, 28 de junho de 2012

Exercício de conectivos

Texto  I

 

Tudo Menos Amor (Martinho da Vila)

 

Tudo que quiseres
te darei, ó flor
menos meu amor.
Darei carinho
se tiveres a necessidade
e peço a deus para lhe dar
muita felicidade.
Infelizmente,
só não posso ter-te
para mim
coisas da vida
é mesmo assim.
Embora saiba
que me tens tão grande adoração
eu sigo a ordem
e essa é dada por meu coração.
Neste romance,
existem lances sensacionais
mas te dar o meu amor, jamais.
A gente ama verdadeiramente
uma vez,
outras são puras fantasias.
Digo com nitidez.
Mais uma história de linguagens
sensíveis e reais.
O que quiseres.
Mas, o meu amor, jamais
tudo que quiseres.


1) Muitas canções brasileiras tratam de amor. O texto acima aborda essa temática de maneira convencional? Relacione sua resposta com o título da canção.


2) Levando em consideração que a segunda pessoa do discurso representa, no ato de comunicação, a pessoa com quem se fala, e que podemos identificá-la através de pronomes, verbos e vocativos, retire do texto duas marcas de interlocução que comprovem esse diálogo.


3) A construção de sentido na canção é fortemente marcada pela presença dos conectivos. Diga o valor e explique o uso do conectivo grifado:
“Darei carinho se tiveres a necessidade”


4) Levando em consideração que podemos construir o valor de oposição tanto com conectivos adversativos (mas, porém, contudo, entretanto etc) como com conectivos concessivos (embora, ainda que etc), justifique o uso do “embora” na letra a e o uso do “mas” na letra b.

a) “Embora saiba que me tens tão grande adoração, eu sigo a ordem e essa é dada por meu coração”

b) “Neste romance, existem lances sensacionais, mas te dar o meu amor, jamais.”


5) Dê o valor semântico das preposições em destaque:

a) só não posso ter-te para mim.

b) e essa é dada por meu coração.


Texto II

“Minha saúde não é de ferro
Mas meus nervos são de aço
Prá pedir silêncio eu berro
Prá fazer barulho
Eu mesma faço
Ou não!...”

Rita lee -  Jardins da babilônia

6) O trecho da canção de Rita Lee apresenta um conector em negrito. Dê o seu valor semântico e justifique seu emprego explicando a relação estabelecida entre a saúde e os nervos do eu-lírico.


Texto III

Se os duetos não se encontram mais
E os solos perderam a emoção
Se acabou o gás
Para cantar o mais simples refrão

Se a gente nota
Que uma só nota
Já nos esgota
O show perde a razão
Mas iremos achar o tom
Um acorde com lindo som
E fazer com que fique bom
Outra vez o nosso cantar
E a gente vai ser feliz
Olha nós outra vez no ar
O show tem que continuar


7)  A canção acima “O show tem que continuar”, Fundo de Quintal, apresenta alguns conectivos em negrito. Assinale a opção que apresenta seus respectivos valores:

a) consequência, adição, finalidade, oposição, companhia.

b) condição, oposição, consequência, adição, companhia.

c) explicação, oposição, destino, concessão, conteúdo.

d) condição, adição, finalidade, oposição, conteúdo.


Texto IV

“Quando a gente ama,
A gente fica meio bobo,
É normal, eu sei
Mas esse é meu momento,
Vou usar o meu talento,
Pra me declarar

Tudo pra te impressionar
Se liga que o pretinho quer te conquistar
Se eu te der carinho você vai gostar”

Buquê de Flores  - Thiaguinho




8) Levando em consideração que  “pra” é a forma coloquial para a preposição “para”, diga se o valor semântico é o mesmo nas duas ocorrências que aparecem no trecho da canção acima. Justifique sua resposta.

9) O termo “se” aparece nos dois últimos versos do trecho acima. Levando em consideração que eles apresentam funções e valores distintos, retire o verso em que se trata de um conectivo e dê seu valor semântico.

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